Olá amigos, este é o blog do futiba.

O blog que analisa o futebol de maneira imparcial e bem humorada, com comentários sobre tudo que acontece no mundo da bola.

Colunistas com pontos de vista e opiniões diferentes, o que deixa a discussão ainda melhor. E nossos leitores podem deixar seus comentários

Deixe você também o seu comentário no blog do futiba.

Nos vemos por aqui.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Recursos eletrônicos, seria uma boa ou não?


Por Marcus Vinícius Garcia


Os gols, as belas jogadas, os craques... Até os comentários sobre a polêmica Jabulani, ficaram de lado nessa Copa. As discussões agora estão focadas sobre o uso da tecnologia no futebol.

Depois das lambanças da arbitragem nas partidas entre Alemanha x Inglaterra e Argentina x México, o coro dos especialistas em relação ao uso dos recursos eletrônicos no esporte só aumentam. A FIFA se recusa usar a tecnologia, reprise no telão, monitor para o 4º árbitro, chip na bola... Mas a situação está ficando crítica! Não dá mais ficar sujeito a erros que podem decidir uma Copa do Mundo.


Em 1966 os ingleses venceram uma Copa do Mundo graças a um gol que não valeu. A bola chutada por Geoff Hurst bateu na trave e não entrou. Mesmo pela rapidez do lance, o bandeirinha viu que a bola cruzou a linha e o gol foi validado. A Inglaterra venceu a Alemanha por 4x2 e conquistou seu único título mundial. 44 anos mais tarde aconteceria tudo novamente. Contra a Alemanha e numa Copa do Mundo. Mas dessa vez a bola, chutado por Frank Lampard, entrou (e muito) e o gol não valeu.


Inglaterra e México ainda reclamam dos prejuízos graças as atuações do uruguaio Jorge Larrionda e do italiano Roberto Rosetti. Se houvesse o tal chip na bola, os ingleses empatariam o jogo no primeiro tempo e quem sabe não levaria a partida para a prorrogação ou venceria. Já que estava pressionando o time alemão e em 2 minutos chegou 2 vezes na meta do goleiro Neuer. E o México? Estava melhor no jogo, tinha metido uma bola na trave e um gol impedido marcado pela Argentina. Esses lances abalam, e muito, quem é prejudicado. E o adversário aproveita.


A FIFA já declarou que proibiu reprises no telão, dos estádios, das jogadas duvidosas. Como havia ocorrido na partida do México. Os jogadores viram a reprise, pelo telão, da jogada (do impedimento de Tevez) e foram em peso reclamar do bandeira. Certamente uma atitude descabida da maior entidade do futebol mundial.


E você leitor? O que vocês acham? Os recursos eletrênicos devem fazer parte do futebol, que está sendo manchado pelos erros gravíssimos dos árbitros? Opinem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário