Por Marcus Vinícius Garcia
Bola de supermercado, Sobrenatural, Patricinha... Foram os adjetivos criativos, mas nada positivos a estrela maior da Copa do Mundo. A bola Jabulani que significa no dialeto Zulu: "celebração" está sendo mais detonada do que as barulhentas Vuvuzelas, isso a uma semana do pontapé inicial na África do Sul.
O pior de tudo é que os que mais reclamam da bola são os brasileiros. Julio Cesar, Luis Fabiano, Julio Baptista e Felipe Melo foram os jogadores que falaram publicamente contra a Jabulani. Ela que foi testada no Mundial de Clubes da FIFA no ano passado. E ninguém disse uma só palavra contra a "redonda". Será frescura de brasileiro?
É claro que o lado comercial dos atletas, falam mais alto também. A bola é fabricada pela Adidas, grande multinacional alemã que é uma das maiores patrocinadoras do evento e que fornece as bolas das competições da FIFA. Os jogadores brasileiros que reclamaram, não são patrocinados pela Adidas e sim pela concorrente a Nike.
Jogadores como Kaká não reclamaram da Jabulani. Também pudera, o astro do Real Madrid é patrocinado pela Adidas. A empresa também quer utilizar suas estrelas para tirar a má fama da bola e elogiá-la.
Na real não é de hoje que rolam as críticas as bolas em grandes competições. A Adidas que usou todas os recursos tecnológicos para a fabricação da grande estrela do Mundial, não se pronunciou oficialmente a respeito, mas ela que deveria ser tratada com tanto carinho, é a inimiga numero 1 dos jogadores. Pelo menos dos brasileiros. Ainda não vi nenhum jogador de outra seleção criticar tanto a bola publicamente. Só o Brasil. Porque será né?
Por que só foram perguntados da bola para brasileiros, mas se perguntarem para outros jogadores de outras seleções, sendo estes jogadores também patrocinados pela Nike vão falar a mesma coisa.
ResponderExcluirSe a bola é ruim, é ruim para todos e creio que só falaram isso por que foram perguntados, é difícil dizer se é frescura ou realmente a bola é ruim.