Por Marcus Vinícius Garcia
Vice-campeão por três anos seguidos, desmoralizado, humilhado, desacreditado... O patinho feio do futebol carioca. Quase rebaixado para a segunda divisão do futebol brasileiro no ano passado... O único time que ninguém apostaria um centavo que levantaria o caneco.
Pois é amigos, estou falando do Botafogo. Time que foi goleado por 6x0 na Taça Guanabara pelo Vasco, Campeão da Série B do Brasileirão. O clube que, segundo especialistas, tinha o time mais fraco do campeonato. Esse mesmo Botafogo deu uma revolucionada no seu futebol. Demitiu Estevam Soares e trouxe de volta ao futebol do Rio, Joel Santana. Mas mesmo com o “Pai Joel”, o Botafogo não deixou de ter seus altos e baixos... Venceu a Taça Guanabara depois de derrotar o Vasco na final, mas foi eliminado da Copa do Brasil pelo Santa Cruz, em casa, derrotado por 3x2... De virada. Mesmo assim, o time não desanimou. Liderado pelos “Casí Gol” Herrera e Sebastian “El Loco” Abreu, o Fogão liquidou seus adversários e reencontrou o seu algoz nas últimas 3 finais. O Flamengo e seu “Império do Amor”.
O jogo foi emocionante, como nos velhos tempos quando o futebol do RJ era um dos melhores do país. Jogo lá e cá, oportunidades desperdiçadas nos dois lados, pênaltis, expulsões... O Flamengo querendo manter a média sobre o rival, querendo alcançar o inédito Tetracampeonato, o Botafogo querendo conquistar um título que não ganha há anos. Quem levaria a melhor... Mais uma vez deu o time “Patinho feio”, o time dos “Casí Gol”.
Fogão chegou ao seu 19º título com dois pênaltis (Herrera e Abreu, Wagner Love marcou pra o Flamengo) e defendeu uma cobrança do Imperador. Joel venceu pela 7ª vez o estadual, de ridicularizado na África do Sul a redenção no Brasil, no Rio de Janeiro tão machucado após as tragédias causadas pelas chuvas. Já Andrade tenta juntar os cacos de um Flamengo despedaçado e rachado há muito tempo. Será que ele agüenta? Será que o Flamengo terá forças para reverter um quadro irreversível na Libertadores. Será?
Campeonato Carioca não serve de parâmetro nem para Botafogo, nem para Flamengo. O Fogão precisa melhorar seu sistema defensivo, e muito mais para fazer uma boa campanha no Brasileirão e o Flamengo precisa muito mais do que os gols de Adriano e Wagner Love. Muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário